Steampunk?


Steampunk é um subgênero da cultura cyberpunk. É uma literatura  de ficção científica, que se passa na revolução industrial, ao qual pelo desenvolvimento desenfreado da ciência,conseguiu-se chegar a uma tecnologia bastante avançada como a tecnologia contemporânea, só que movida à vapor.  É uma mistura de Era vitoriana + tecnologia à vapor.

Steampunk foi extremamente inspirado nos escritores: Mary Sheley, que escreveu o famoso" Frankstein"; Júlio Verne,que escreveu "20.000 léguas submarinas ", "Viagem ao centro da Terra", "Da Terra à lua"; H.G.Wells , que escreveu "A máquina do tempo"; entre outros escritores.

Como podemos ver a inspiração Steampunk vem dos movimentos literários Realismo e Naturalismo, cuja a época se passa justamente ao que o Steampunk, estilo criado nos anos 80, resgatou.

 Steampunk só tomou forma aqui no RJ em 2010,graças as divulgações feitas pelo conselho Steampunk virtualmente, muita gente descobriu o estilo  graças também aos eventos Vitorianos que ocorrem em diversos estados do Brasil, o que garantiu um certo contato com o estilo. 

Em busca de uma cena ativa no estado do RJ, criamos este blog  para informar e elaborar eventos para a galera veterana ou novata steamer XD, portanto contamos com vocês para a divulgação do blog.



E como vivo dizendo, Steampunk não é moda,  não é cosplay, Steampunk é um estilo com muita bagagem cultural, não adianta só se "fantasiar" tem que procurar conhecê-lo em suas diversas formas.

By Dayana Silveira

Nenhum comentário: